Com “O gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene, “Nosferatu”, de Friedrich Wilhelm Murnau, uma nova forma de cinema surge, com temas sombrios de suspense policial e mistério em um ambiente urbano, personagens bizarras e assustadores, uma distorção da imagem devido a uma excessiva dramaticidade tanto na actuação quanto na maquilhagem e cenografia fantástica de recriação do imaginário humano.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
O cinema Expressionista alemão
O Expressionismo, cuja origem remonta a fortes evidências em Van Gogh. O expressionismo alemão, estendeu-se pelo cinema, a pintura e caracteriza-se pela distorção da imagem. O expressionismo, nasceu na Alemanha no ano de 1919, e surgiu e contribuiu para reflectir posições contrárias ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através de obras que combatiam a razão com a fantasia, a arte ultrapassava os limites da realidade, tornando-se uma expressão pura da subjectividade psicológica e emocional.
Com “O gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene, “Nosferatu”, de Friedrich Wilhelm Murnau, uma nova forma de cinema surge, com temas sombrios de suspense policial e mistério em um ambiente urbano, personagens bizarras e assustadores, uma distorção da imagem devido a uma excessiva dramaticidade tanto na actuação quanto na maquilhagem e cenografia fantástica de recriação do imaginário humano.
Com “O gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene, “Nosferatu”, de Friedrich Wilhelm Murnau, uma nova forma de cinema surge, com temas sombrios de suspense policial e mistério em um ambiente urbano, personagens bizarras e assustadores, uma distorção da imagem devido a uma excessiva dramaticidade tanto na actuação quanto na maquilhagem e cenografia fantástica de recriação do imaginário humano.
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