segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Anatomia da mensagem visual

Os seres humanos expressam-se e recebem mensagens visuais em três níveis que são:
- Representacional;
- Abstracto;
- Simbólico;

-Definição de cada um.

-Representacional – é aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e na experiência.

-Abstracto – a qualidade cinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais básicos e elementares, enfatizando os meios mais directos, emocionais e mesmo iniciais da criação de mensagens.

-Simbólico – o universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou sem saber e ao qual atribuiu significados.
Mas há uma coisa importante entre estes níveis, é que eles estão interligados e se sobrepõem, mas no entanto é possível distingui-los, logo eles podem ser analisados em termos de seu valor como táctica potencial para a criação de mensagens quanto em termos da sua qualidade no processo da visão.

-Representação

A representação é a experiencia visual básica e predominante. Por exemplo um pássaro é identificado de uma forma geral e de características lineares e detalhadas, em termos representacional os pássaros inserem em classificações individuais, e o conhecimento de cor, proporção, tamanho, movimento e sinais específicos é necessário para poder distinguir uma gaivota de uma cegonha.
Desde a invenção da câmara escura que permitiu chegar através do cinema e da fotografia o efeito poderoso e enorme da lente veio implantar na nossa sociedade. Da câmara aos meios de comunicação de massa, tem-se verificado uma lenta mas firme progressão de meios técnicos para fixar e conservar a imagem, para mostrar a toda a gente.
Através da fotografia é possível, então, fixar um pássaro no tempo e espaço, e também uma pintura realista pode produzir um efeito semelhante.

-Abstracção

Este processo vai deixar de lado os detalhes irrelevantes e enfatizar os traços distintivos e enfatizar os traços distintivos. O processo de abstracção é também um processo de destilação, reduz os factores visuais múltiplos aos traços mais essenciais e característicos daquilo que está a ser representado, os detalhes estáticos e o acabamento mais rigoroso são ignorados.

-Simbolismo

O universo de sistemas de simbolismo de codificações que o homem criou sem querer e o qual atribuiu significados. A abstracção voltada para o simbolismo requer simplificação radical, a redução do detalhe visual a seu mínimo irredutível. Para ser eficaz, um símbolo não deve apenas ser visto e reconhecido, deve também ser lembrado, e mesmo reproduzido. O símbolo deve ser simples e refere-se a um grupo, ideia actividade comercial, instituição ou partido político.

Sem comentários:

Enviar um comentário